30 de julho de 2013

Muito sonooooooo

Ai filhota, as noites que nos tens dado e os dias cheios de fomeca.
 
Não sei se estás a passar por um pico de crescimento (que segundo li, é o mais provável), mas durante o dia tens acordado de 2 em 2 horas para comer, às vezes ficas rabugenta e é ainda fominha, pois quase que comes as tuas próprias mãos de tanta força com que as metes na boca, a boquinha aberta (tal qual a de um passarinho) procura e segue a mamoca da mamã. Dou-te o conforto do peito, mas andas ali a sacudir a cabeça de um lado para o outro e não seguras no mamilo, choras que nem uma desalmada. A maior parte das vezes mamas, até adormeceres na maminha ou a largares e então aí acho que ficaste finalmente saciada, mas passado 1h já estás a pedir mais leitinho ou então nem chegas a adormecer e a relaxar com a fome que ainda sentes. À noite, ainda é pior pois estás cansada e com soninho e misturado com a fome dá uma mistura explosiva. Mostras o verdadeiro poder dos teus pulmões. A mamã como está a passar pela sua primeira experiência e ainda a aprender a lidar contigo e a ler os sinais que lhe envias, muitas vezes chora e fica de ombros descaídos, cansada e exausta após noites mal dormidas ou de poucas horas de sono, insegura quanto às suas capacidades como mãe e com receio que não te esteja a alimentar o suficiente para aumentares de peso. Logo, tomamos a decisão de após mamares nas duas maminhas, quando estiveres mais rabugenta e inquieta dar-te um pouco de suplemento de forma a termos a certeza que estás de barriguinha cheia, pois as horinhas de soninho delicioso que tiras após essas vezes revelam que estás satisfeita e confortável.

1 comentário:

  1. Oh minha amora, que medos e inseguranças nestes primeiros dias. Doi-nos tudo, até a alma. Sabemos que amamos tt os nossos rebentos mas as preocupações são tantas que nem conseguimos sentar e desfrutar por segundos que seja de certos momentos. Por isso escreve tudo o que possas para um dia recordares, pois que apesar de não te recordares, o inconsciente irá buscar as imagens lá bem do fundo :)

    Bom quanto à mamoca é como te disse. Dá sempre que ela queira. Morderem as mãos é normal. Ela faz bem a pega? Apanhará o mamilo todo? Experimenta mamilos de silicone pode ser que ajudem. Experimenta tudo o que quiseres e te faça sentir segura pois nesta 1.ª viagem como pais experimentar é a nossa maneira de aprender :) Compra bomba e tira o teu leite para veres a quantidade. Um bebé com a idade da Mariana bebe por volta de 60ml de leite ou menos de cada vez. E se ela mamar nas mãos e vires na mesma que ficou satisfeita dá-lhe a chucha. A maminha sabe bem para chuchar tb daí que a possa procurar.

    Nenhum bebé adoece com fome. Nenhum! Pensa que a Mariana ainda nem 15 dias de vida tem, é tudo tão duro cá fora, barulhento, confuso, muito espaço. Doi-lhe a alma tb! É normal que estejas esgotada mas o corpo habituar-se-á e por vezes ela nem acorda e tu estás desperta porque a rotina já se instalou.

    Experimenta.

    Ah! A Mariana não é feita de algodão doce. Não derrete. Eles são fortes, mais do que pensamos!

    Força linda mamã!

    Não é fácil e a cada dia novos tormentos mas tudo compensa. Mas tb nunca ng nos disse que ter filhos e criá-los seria fácil.

    Ah e as lágrimas que choras sao os babyblues, muito normal. Vais andar assim mais uns tempos...

    Coragem! Ela está bem!

    ResponderEliminar