19 de agosto de 2014

1 ano e 1 mês (13 meses)

E mais um mês passou desde que celebraste o teu 1º aniversário.
 
Imitas tudo o que dizemos. A mamã não pode estar a contar a ninguém as tuas gracinhas, que tu nesse minuto as repetes ou riste quando nós nos rimos.
 
Estás um doce de menina, quando estás cansada, com sono ou quando acabas de acordar e ainda estás com moleza, pedes colinho e encostas a cabecita no nosso ombro.
 
O teu cabelo está enorme e ficas linda com os teus caracóis na parte de trás da cabeça.
 
Dizes Avó ou Avô - "Bu"
 
Quando vês a Xana Toc Toc - "Ta Ta"
 
Percebes tudo o que te dizemos, até mesmo quando te ralhamos, quando dizemos "Não". Às vezes obedeces, viras costas à asneira que ias fazer e vais brincar, mas outras vezes gozas com a nossa cara e insistes no que queres fazer com um sorriso malandro na cara. No outro dia estavas a brincar de costas para a mamã. De onde a mamã estava conseguia ver-te perfeitamente, mas quando mudaste de posição é que a mamã reparou que tinhas arrancado pedaços da folha de uma planta. Perguntei-te "Oh menina o que estás a fazer à planta?", tu que não estavas à espera de ser apanhada, deste um salto e começaste a gatinhar a uma velocidade para bem longe da planta. Risota geral.
 
Tentas-nos imitar a estalar os dedos.
 
Adoras música pimpa. Começas logo a dançar.
 
Tens 4 dentolas grandes e mais 4 dentes a nascer. Os de baixo já estão a espreitar. Passaste e ainda estás a passar com o crescimento dos dentes. Foram muitos aos mesmo tempo. Como não estavas habituada a ter dentes em cima, fartavas-te de morder o lábio de baixo ao ponto de quase fazer sangue. Tens adormecido muito tarde e por vezes passas mal a noite, mas aí os papás dão-te Benuron, para não teres dores. estás com o rabo muito vermelho. Mas com o tempo isto vai passar.
 
E hoje... começaste a andar. Já davas uns passos como a mamã aqui já tinha dito, mas hoje começaste mesmo a andar. A percorrer distâncias maiores com passadas firmes, sem tremeliques, sem medos. E perdendo o equilíbrio, cais de rabo mas voltas logo a levantar.
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário