19 de junho de 2015

23 meses cheios de calor

Falas pelos cotovelos.
 
Pedes desculpa e dás um beijinho quando magoas alguém ou fazes uma asneira.
 
Dizes obrigada.
 
Dizes perfeitamente não.
 
Chamas o papá por "papai".
 
Imitas os gatinhos "Miou"

Dizes frio "api"

Quente "aqi"

Almofada e sofá "apa"

Que susto "acu"

Pequenino "mimi" enquanto unes o dedo indicador e polegar.
 
Adoras pegar no banquinho que a vovó te ofereceu para espreitares o que estamos a fazer na cozinha ou para lavar a cara de manhã.
 
Atiras-te das escadas em voo para os braços da vovó Célia.
 
Adoras correr para os braços da mamã e depois fazes miminhos muito bons, como te esfregares na minha cara e dares beijinhos ou ficares a olhar nos meus olhos.
 
Dizes "momo" para comandos ou telemóveis.
 
Tens momentos de loucura, em que sacodes a cabeça de um lado para o outro, braços, pernas e sei lá mais o quê e em que te atiras para cima de nós. No outro dia ias partindo a cana do nariz da mamã.
 
Comes muito bem e de tudo, apesar de agora fazeres um pouco de fita para comer a fruta. Adoras comer tudo o que seja bolinhas, só que metes tantas de seguida na boca sem mastigar, que acabas por cuspir tudo para o babete. 
 
Adoras bicicletas, baloiços, animais, bolas e tudo o que esteja relacionado com a Minnie.
 
As idas à praia deixam-te molezinha e cansada, adormeces ainda no carro a caminho de casa e à noite tens adormecido mais cedo. E certas noites poucas vezes chamas pela mamã, mas é mesmo só para ver se continuo aqui.
 
Deves estar a entrar na fase dos sonhos, pois mesmo durante a tua sesta de depois do almoço, tens momentos em que te sentas e olhas à tua volta com uma cara cheia de sono, ou então ainda a dormir pedes colo à mamã e voltas a cair num sono profundo. 
 
És muito arrumadinha e limpinha. Gostas de ajudar a limpar, quando vês lixo chamas logo a nossa atenção ou então apanhas e vais colocar no lixo.
 
Hoje fomos jantar fora e surpreendeste a mamã quando na hora de nos irmos embora demoraste imenso tempo porque estavas a arrumar a tua cadeira. Achei um máximo.

Tens uns livros que ensinam os opostos, os membros da família e tantas outras coisas. No outro dia enquanto almoçavas estávamos a ver o livro do família e apontas-te para a vovó e perguntei-te se a tua vovó Célia e Teresa eram assim velhotas. Deste uma gargalhada e sacudiste a cabeça, como se fosse um grande disparate e dizes "Não. A Oykos." (como quem diz que a senhora do anúncio do iogurte Oykos é que é assim velhota". Ainda no outro dia viste um senhor nos correios baixo e gordinho e disseste-me que era "mimi" unindo os dedos para mostrares que era mesmo pequenino, enquanto que no Cartório estava um senhor muito alto e disseste "Mãe, o nhonhô iiiiiiiii" e esticaste os teus braços até onde pudeste para mostrar que ele era alto.

A vovó comprou-te um mealheiro da Minnie enorme (que será usado como decoração na tua festinha), mas entretanto a vovó colocou-te lá umas moedinhas, então agora de vez em quando lembras-te e pedes mais umas. Mas a mamã e o papá não querem que te habitues a pedir dinheiro a todas as pessoas e por isso não deixam que a vovó dê mais, ou pelo menos quando pedes. O que é certo é que a vovó disse-te que já te tinha moedas e tu respondes-te muito rapidamente que eram pouquinhas "mimi" com os deditos juntos. Gargalhada geral.

Já pedes ao vovô Miguel para sair da mesa "Bubu Mi poxo xi?"

Agradeces quando te damos alguma coisa "Gada"
 
És o amor da minha vida e enches-me o coração de tudo.
 


Sem comentários:

Enviar um comentário